segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

Reforma Protestante

No final do século XVI a Igreja Católica via-se num mar de corrupção, Padres que não sabiam sequer rezar direito, a venda de indulgências, além de outros motivos para explorar a fé como um meio lucrativo. A identidade e a virtude do clero haviam sidos manchados nesse período, de modo que convém citar Martinho Lutero o prepulsor da Reforma Protestante.






LUTERO






Martinho Lutero era um monge alemão que ao ver a corrupção praticada pela Igreja contestou alguns de seus conceitos. As 95 teses que criticava o clero em alguns pontos foi afixada na porta da igreja de Wittenberg. Lutero condenava a venda de indulgências pela salvação, assim então com o apoio de reis, príncipes e da massa foi fundada o luteranismo , essa nova doutrina pregava que o homem era salvo exclusivamente pela fé.
CALVINO
Na França , a Reforma Protestante iniciou com João Calvino, que pregando os conceitos do luteranismo foi atingindo o povo francês. O Calvinismo foi fundado com preceitos de que as obras justas e caridosas praticadas pelo ser lhe garantia a salvação. Essa idéia atraiu burgueses e banqueiros para o calvinismo. A predestinação ao salvamento era outro ponto pregado por Calvino.

ANGLICANISMO

A reforma anglicana ocorreu na Inglaterra, o rei Henrique VIII quebrou relações com o papado, assim o anglicanismo era mais uma briga política do que religiosa. Em consequência do rompimento de relações com clero Henrique VIII enriqueceu e tomou posse de novas terras. O parlamento inglês percebeu o aumento do poder do monarca e como o relacionamento entre ambos não era dos melhores , foi fundada pelos burgueses e bancários - que por sua vez compunham o parlamento - a religião Presbiteriana. Com as novas religiões e atuação da contra-reforma a Inglaterra sofreu com os sangrentos conflito entre católicos e protestantes.

CONTRA-REFORMA

Como forma de conter o avanço do protestantismo a Igreja atuou com a Contra-reforma, cardeais e o papa se reuniram no Concílio de Trento para traçar plano para conter a perda de fiéis, de modo que foi definido que:

- Os jesuítas , tinham de catequizar povos de novas terras;

- A Inquisição vinha para punir os hereges;

- E a criação do Index Librorium Proibitorium, que proibia a publicação de livros que criticavam a Igreja Católica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário